Emagrecer sem reganho de peso, qual melhor estratégia?
- Raquel Eccel Freiberg
- 29 de ago. de 2016
- 2 min de leitura
Atualizado: 13 de fev. de 2023
Emagrecer sem reganho de peso, qual melhor estratégia?
Qual melhor maneira de evitar o efeito sanfona?
Quem nunca ouviu falar no tal efeito sanfona? Ou em alguém que emagreceu 20kg e voltou a engordar. A manutenção de peso parece ser uma das maiores dificuldades para quem luta contra balança. Mas será que isso pode estar relacionado com a maneira que emagrecemos, com o tipo de dieta ou a velocidade?
A importância da composição da dieta para manutenção de peso é muito discutida, dietas de baixo índice glicêmico (IG) e alto teor de proteínas, têm demonstrado maior perda de peso em curto prazo e manutenção de peso, quando comparadas com outros tipos de dietas. O efeito cetogênico destas dietas pode ser uma explicação para isso. Uma vez que a restrição de carboidratos, induzem o corpo a buscar energia da gordura estocada, iniciando assim o mecanismo de cetose que proporciona maior saciedade, diminuição da compulsão alimentar e perda rápida de peso.
Um estudo publicado em 2010 no New England Journal of Medicine, avaliou 1209 pacientes com sobrepeso e obesidade, com diferentes tipos de dietas, concluiu que um aumento, mesmo modesto de proteínas e redução do IG, leva a uma maior perda de peso e diminuição na chance de reganho. Revisando a literatura existe, encontra-se hipóteses de que uma dieta pobre em carboidratos parece estar associada a menor redução da taxa de metabolismo basal, auxiliando nesse menor reganho de peso.
Referências:
Larsen TM, Dalskov SM, van Baak M, et al.; Diet, Obesity, and Genes (Diogenes) Project. Diets with high or low protein content and glycemic index for weight-loss maintenance. N Engl J Med 2010
Erik Scott Blomain, Dara Anne Dirhan, Michael Anthony Valentino, Gilbert Won Kim, and Scott Arthur Waldman, “Mechanisms of Weight Regain following Weight Loss,” ISRN Obesity, vol. 2013


Comentários